quarta-feira, 9 de abril de 2014

Quer chorar? Então CHORE.


Quando eu era criança, eu achava que as pessoas choravam demais. Via meu melhor amigo na escola cair em prantos por qualquer bobeira, minha mãe chorando pelos cantos ou recostada à cama, meu irmão quando entrávamos por engano no banheiro e o encontrávamos pelado, minha irmã mais velha quando ficava brava e parecia que sempre o mundo dela estava desabando. Até meu pai, já o vi chorar por diversas vezes e não gostei de nenhuma delas. 

Observar as pessoas chorando para uma criança, nem sempre quer dizer sensibilidade, emoção e sim, fragilidade. Eu acreditava que toda vez que alguém chorava, estava sendo um fraco. Eu chorava também, claro. Diante de uma família inteira que emocionava e se mostrava através das lágrimas, digamos que eu tenha seguido o exemplo. Eu chorava assistindo propaganda de margarina com a típica "família feliz". Talvez eu tenha chorado mais de despeito, de raiva, de remorso, do que de emoção ou tristeza. 

Quando meu pai faleceu, as pessoas disseram que eu era fria e insensível porque eu não estava chorando. Não sei exatamente explicar porquê uma pessoa chorona como eu, resolveu não chorar no enterro do pai. Acho mesmo que eu deveria estar dentro de uma bolha que me protegeu por um tempo, me impedindo de "sentir" a realidade naquele momento. 

Passado algum tempo, os choros vieram às prestações toda vez que eu me lembrava dele. E então, o choro virou companhia diária. Chorava quando comiam biscoitos na TV, quando o mocinho morria nos filmes ou quando a mocinha conquistava o amor da sua vida! Chorava de imaginar perdendo as pessoas que amo, chorei a vislumbrar pela primeira vez, a minha sobrinha caçula. Choro ao escrever, já chorei infindáveis noites vivendo a vida dos personagens e chorei quando pensei que meu mundo se acabaria quando perdi o amor da minha vida...

Não vou morrer do coração, isso é um fato. Não guardo nada dentro dele de negativo que não possa ter saído pelas lágrimas, que confesso, foram muitas, inúmeras. Encheriam um oceano.

Chorar é colocar pra fora aquilo que sua alma anda guardando e que nos mata aos poucos por dentro. Chorar é limpar nossa alma, fazer reviver nosso coração protegendo-o dos limbos sombrios da dor e da desesperança. Chorar é remédio, é alento, é calma.

Por isso, se tiver que chorar diante de algo que te incomode, chore. Se estiver feliz e seus olhos marejarem d'água, chore também. Não guarde a emoção, não retenha a emoção que quer explodir dentro de você! Deixe a lágrima cair, mesmo se não tiver alguém que as enxuga por você. Chore. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário