sábado, 15 de março de 2014

"Fui Machucado".


Eu adoro ouvir as pessoas, apesar de adorar falar também. Adoro ouvir sobre suas emoções, sobre o que passaram, viveram e como se comportaram diante de situações que muitas vezes, eu vivi também. São esses bate-papos em um dia qualquer em meio ao nada que me inspiram.

Dentre tantos assuntos ligados à emoção, ao coração, o tema: "fui machucado" é justamente o que mais se ouve nessas conversas. E tantas vezes, essa frase vem acompanhada do medo de tentar de novo. 

Ainda bem que somos de carne e osso porque, se fôssemos de ferro, nem raciocinaríamos e nem nos machucaríamos, isso é uma realidade. Mas o machucar é fundamental. Sinal de que se permitiu sentir.

No ano passado, uma criatura teve o jeito para ME machucar. É. As pessoas sempre me machucam! Quer dizer, eu sempre permito que elas tenham esse poder sobre mim. Mas continuando... Quando a ferida em mim se abriu e eu perguntei um "porquê": a resposta foi "eu também já fui muito machucado!" Desse jeitinho. Com todas essas letras. Como se o fato de uma pessoa ter sido machucada por outra em um momento de sua vida, lhe desse o direito de ferir uma outra pessoa e assim ir passando pra frente como uma corrente estúpida e tenebrosa. 

Todos já fomos machucados na vida. Em qual dimensão, grau, for! Todos já fomos machucados. Só não foi quem nunca se permitiu viver nessa vida, quem nunca se permitiu sentir qualquer coisinha, por menor que seja. 


No final do ano, eu jurei e achei que meu coração estraçalhado não gostaria e nem desejaria experimentar qualquer nova sensação já que estava ferido demais, machucado demais, pela... milionésima vez nessa encarnação (sem contar nas outras!) Só que ele é sem vergonha, ele gosta de bater, de sentir, de ousar, de ir e se emocionar, porque ele sabe a força que tem pra se recuperar.


E você acha mesmo que nunca machucou alguém? Que nunca destruiu os sonhos de amor de alguém, ou a esperança? Acha mesmo que sua natureza egoísta não teve momentos em que agiu friamente diante de algo ou alguém que não lhe interessava? Será que não existiu ou ainda existe alguém que chora por você todas as noites?


Talvez não, talvez sim.
O fato é que quem tá na vida não tá isento de se machucar. De jeito nenhum. Somos frágeis quando o assunto é sentimento e, tem hora, que bancamos a durões vestindo uma armadura grosseira e gélida mas, no fundo, só estamos com medo de que o mal se aproxime de novo do nosso coração. Não temos todos a mesma força de recuperação e cada coração conhece seu terreno, sabe como é.

Mas olha, amigo ou amiga, vaí aqui uma dica:


Se num passado fomos feridos isso não pode impedir de que toquemos a vida e acreditemos ainda na pureza de sentimentos! Tudo tem seu tempo, todos têm o seu tempo. Uma hora, vai aparecer alguém que vai te desarmar por completo, te deixar aberto e frágil e, com certeza, irá tratar teu coração com tanto carinho que você nem saberá mais o que é ser machucado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário