terça-feira, 29 de outubro de 2013

O PRESENTE é nossa única certeza.


O futuro é incerto. Não sabemos nada do futuro e tão pouco se teremos algum!
Já me perdi diversas vezes lendo cartas de tarô, pesquisando astrologia para que eu pudesse prever o meu futuro, para que eu pudesse ler o que me espera. 
Conheço um monte de gente que faz a mesma coisa e o pior de tudo é que, com essa ânsia de buscarmos o futuro, de fazer planos pra ele, de vivermos já lá, perdemos o mais valioso de todos os momentos: o AGORA ou PRESENTE, como o chamamos.

Sempre fui muito ansiosa e sempre tinha (tenho) a mania de querer adivinhar o que vai me acontecer depois. Vivia  (vivo) com o pé mais lá do que cá. E enquanto isso, tudo aquilo que vale mesmo a pena, vai se perdendo.

"Ah, amanhã nos encontramos ou a gente marca alguma coisa!" sou mestre em dizer isso.
Mas de que amanhã estamos falando, minha gente??


Tive um click agora quando lembrei que, inúmeros planos que fiz e que faço são todos para o futuro. Vivendo em prol do futuro, do "amanhã a gente se encontra", "amanhã a gente se ama", "No futuro quando a gente casar..." 

E foi a minha sobrinha de 4 anos, numa tarde em que eu a visitava, que me fez refletir. Ela ia para a natação e eu me enrolei e acabei por decidir em não acompanhá-la junto de minha irmã. Quando tudo estava certo pra ir e ela já tinha saído, me deixando no quarto, sentada à beira da cama, ela volta correndo e me pergunta:

_ Titia, você não vai mesmo?
Eu olhei pra ela com ternura, segurei suas mãozinhas e disse:
_ Ô, meu amor, deixa que a titia vai outro dia, tudo bem?
_ Tudo.
Ela saiu e quando chegou na porta do quarto disse:
_ Pode ser que eu não vá nadar outro dia.


Putz!

Uma menina de 4 anos me dar uma resposta dessas só me fez dizer imediatamente:
_ Ana Sofia, avisa sua mãe pra esperar dois minutos que vou trocar de roupa e ir te ver nadar!



Depois desse despertar vindo de uma boquinha tão jovem me deixou sem alternativa porque, apesar da pouca idade, ela tinha toda a razão: "Pode ser que eu não vá nadar outro dia". Pode ser, que eu não tenha outro dia, ela não tenha, ele! E aquele momento ali, junto dela, vendo-a sorrir pra mim de dentro da piscina, era tudo que eu tinha a certeza absoluta que eu tinha. O Agora, o Presente.

Então vamos parar de viver com os dois pés tentando pisar no futuro enquanto tudo que temos é o PRESENTE. Vamos viver agora, sentir agora, amar agora, dizer "eu te amo" agora porque o amanhã é muito incerto e, tudo que pode nos restar, é uma bendita dor que os humanos a chamam de ARREPENDIMENTO.


Um comentário: