quinta-feira, 23 de agosto de 2012

E que venha o prazer...


"A saúde e o prazer são para o homem o que o sol e o ar são para as plantas." já dizia Jean-Baptiste Massillon, um religioso francês, pregador e bispo de Clermont desde 1717 até sua morte. Ele devia saber do que estava falando.

Até porque, quando falo de prazer não quer dizer que seja o que a maioria das pessoas pensam: prazer carnal. Bom? EXCELENTE, mas não é a única fonte de prazer do ser humano.

Ontem tive uma experiência bacana. Levei o grupo musical que trabalho para participar de um programa de humor em uma rádio bem conhecida no mercado. 
Confesso que, ali, diante dos locutores e dos músicos aos quais tenho a maior afinidade e vontade de estar junto, tive longos minutos de prazer...

Um prazer que difere do que as mentes limitadas têm como "prazer". Um prazer de sorrir e de admirar outra pessoa enquanto ela conta histórias... Um prazer de estar junto, de estar perto mesmo que o outro não diga absolutamente nada! 

O prazer de ser abraçado carinhosamente por uma criança, ouvi-la e conversar com ela, escutar suas gargalhadas e apreciar suas brincadeiras.
O prazer de ter perto um amigo, compartilhar com ele momentos leves de alegria, casos e sorrisos.
O prazer de ler um livro que realmente te prenda e envolva.
De assistir um bom filme, seja sozinho ou em ótimas companhias. (sempre é bom ter pra quem comentar as cenas! kk)
O prazer de conhecer alguém especial e compartilhar sonhos e esperanças...
O prazer de estar só. Sozinho, em seu mundo fechado, refletindo, buscando, encontrando e  enquanto isso, saboreando uma bela taça de vinho tinto.

Muitos sãos os prazeres por vezes, passados desapercebidos pela nossa condição primitiva de entendê-los. Queremos o muito, o grande e o intenso e esquecemos que um simples passeio em um parque, sentar na grama e observar pessoas e a natureza, possa ser o maior momento de prazer vivido por uma alma em busca de vida saudável e plenitude...

Não existe prazer que lhe tragar dor. Ou sim!! O prazer da carne.
Pode parecer piegas falar algo assim mas, quando o prazer se funde com o amor (sentimento verdadeiro, puro e acima de qualquer definição mais aprofundada) ele se torna a elevação do ser. O caminho que seu coração buscou uma vida inteira...

Mas o prazer pelo prazer (físico) sempre trará dor e sofrimento. Não importa em que lado. O dele ou o seu.
Ele te trará dor, por mais que no momento você nem pense só queira senti-lo.

Aprecie o verdadeiro prazer, nas coisas pequenas, nos momentos simples. 
Aprecie no olhar da pessoa que você ama, olhando pra você quando chega ou quando se despede.
Aprecie o prazer no primeiro toque de mãos ou de lábios...
Aprecie o abraço, o encontro, o sorriso, o perfume, a flor.

A vida pode ser muito mas, muito mais simples e prazerosa se, apenas, mudarmos nossa forma como a sentimos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário