segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Deixe que as coisas aconteçam devagar. Mas que aconteçam.


Eu estava sentada tomando meu café da tarde com pão quentinho, quando comentei com minha mãe que as coisas em minha vida estavam acontecendo muito devagar. Logo ela afirmou que não estavam mas, que de qualquer forma, melhor que seja devagar e com certeza.

Veio logo uma musiquinha em minha cabeça que eu cantava em reuniões de evangelização em minha juventude:

"Devagar e com certeza se constrói um sonho. 

Dos começos às conquistas, siga com firmeza. 

Se você quer livre ser, faça seu segredo: 
Poucas coisas, mas bem feitas, faça com alegria. 
Dia a dia, pedra a pedra, faça seu momento. 
O trabalho com alegria cresce com pureza."

Então pensei que, pela primeira vez na minha vida, pode ser que eu esteja fazendo algo da forma certa.

Sim! Eu sempre tive a péssima mania de querer as coisas para ontem, de meter os pés pelas mãos, enfiar a carroça na frente dos bois e tantos outros termos e ditados que existir pra isso! Eu fiz.
O resultado: NADA. Andei pra trás quando poderia ter andando pra frente. Dei muitas voltas quando eu poderia ter seguido um único caminho e o certo.
Péssimo que fui descobrir isso depois de 35 anos. Ótimo que ainda tive tempo de descobrir e recomeçar, fazendo as coisas da forma que têm de ser.

Quando somos ansiosos da forma que sou, fica mesmo muito difícil aceitar algumas coisas, tipo o próprio tempo da vida e principalmente, aprender a esperar.
Assim, somos tomados por uma força estranha que nos faz errar milhares de vezes até aprendermos e compreendermos que "aquela" não é a melhor forma pra se viver.

As coisas parecem acontecer devagar?
É exatamente assim que elas têm de acontecer. Sabe porque? (aprendi a pouco tempo)
Quando você corre demais, você fica cego e insensível. Não percebe as coisas à sua volta e nem mesmo consegue sentir quando está errando. Tudo o que você quer é ir. Só que pega caminhos que não devia, faz coisas que não  gostaria e ainda se pergunta o porquê de tudo não ter dado certo.

Mas eu estou aprendendo. Aprendendo que a pressa realmente é inimiga da perfeição. Aprendendo que não adianta eu correr se não souber o caminho a seguir ou se desconhecer o chão onde piso. 
Não é pra ficarmos estagnados, de jeito nenhum!
É só para respirarmos fundo e avistarmos nosso alvo e caminhar lentamente até ele, mas com uma precisão, com uma certeza e firmeza, que nenhum obstáculo será capaz de te fazer parar. Na verdade, ele pode até aparecer, mas você estará consciente, lúcido e preparado para lidar com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário