segunda-feira, 26 de setembro de 2011

É PRECISO UM POUCO DE CORAGEM...


Em muitos momentos da minha vida, eu usei de coragem.
Coragem pra nascer, para pisar na escola pela primeira vez, para sair de casa sozinha, para enfrentar alguma prova ou algum risco.
Coragem pra mudar o visual, sorrir para alguém que eu gostasse e até para fazer amigos.
Tive muitos momentos de coragem.
Mas também tive outros tantos onde ela me escapou totalmente e me fez perder a reação e a fala.
O medo me parecia como uma grande fera com seus dentes afiados avançando sobre mim.
Era assim que eu vivia.
Lutando contra meus medos, buscando a coragem onde nem sei onde estava, enquanto eu tentava viver.

E é ela que faz toda a diferença na vida da gente.
É ela que te permite ser espontâneo onde todos estão tensos e reprimidos.
É ela que te faz recomeçar, tentar de novo e quantas vezes for necessário, sem medo de se machucar.
É ela que te permite amar, porque é preciso coragem pra deixar que o coração bata dezenas de vezes!
É ela que nos faz alçar a liberdade de expressão, de movimento e sensação.
É preciso mais de coragem do que possamos imaginar.

Por isso quando pensamos que não somos corajosos, estamos enganados.
Só o fato de estarmos vivos já é uma coragem.

Nos iludimos achando que coragem existe somente nos guerreiros, super-heróis e soldados em frente de batalha.
Claro que é necessário ainda mais coragem para enfrentar o perigo.
Mas enfrentamos o perigo todos os dias, porém de forma diferente.
Se acordamos todas as manhãs, levantamos e recomeçamos o nosso dia, é porque somos corajosos.

Hammed em seu livro "Os prazeres da Alma" diz que "Todos nós estamos constantemente enfrentando coisas ignoradas, desconhecidas. Correr riscos indica a probabilidade de insucesso em função de ocorrências que, muitas vezes, escapam de nossas mãos, pois não dependem exclusivamente de nosso empenho ou vontade."

A vida segue seu curso. Coisas acontecem e nem todas agradáveis.
Assim como eu, você já deve ter tentado muito, arriscado muito, acreditado muito e ainda assim, se viu destroçado ao chão algumas vezes.
A partir disso, o medo de tentar de novo passou a ser seu companheiro.
A coragem se esvaiu, simplesmente desapareceu da sua estrada e tudo que você mais queria era se isolar do mundo na montanha mais alta possível.

Mas isolamento não nos traz consciencia, não nos oferece experiências e tão pouco alegrias, porque, como diz Augusto Cury "a felicidade vive em meio a multidão".
Sim, com o medo lá rondando, com as decepções, as tendências ao fracasso, derrotas...
Isso sempre existirá.
Mas a vitória também reina para aqueles que têm a coragem de tentar mais uma vez, a coragem para cair e levantar e para enfrentar o que de mais belo e sagrado mistério que Deus lhe ofereceu: A VIDA.

"Não poderemos ser autênticos se não formos corajosos. Não poderemos ser originais se não lançarmos mão do destemor. Não poderemos amar se não corrermos riscos. Não poderemos pesquisar ou perceber a realidade se não fizermos uso da ousadia. A coragem é uma qualidade interior que vem em primeiro lugar; tudo o mais acontece sucessivamente."
(Francisco do Espírito Santo Neto ditado por Hammed - Os Prazeres da Alma)

Uma linda e corajosa noite aos meus amados...

Nenhum comentário:

Postar um comentário