sábado, 25 de junho de 2011

COMO PERDOAR?



"Márcio cobriu os olhos com as mãos, respirava rapidamente, estava confuso demais.

_ Como perdoar? Como perdoar? Como? _ perguntava.
_ Perdoando, meu amigo. Perdoando como somos perdoados por milhares de vezes por nosso Senhor, que nos vê e que sabe de nossos erros. Ele nos perdoa sempre e repetidas vezes, nos dá a oportunidade de começarmos vidas novas. Dá-nos oportunidades de consertarmos tudo de errado que cometemos ao longo dos anos e dos séculos... Pense! Quantas vezes não teremos nós pecado contra tudo e contra todos? Quantas vezes não teremos matado, ofendido, magoado, traído e apesar disso, recebemos de Deus a chance de consertarmos nossos erros? Por que então nós, tão pequenos diante Dele, não podemos perdoar a um nosso irmão que errou?
"Se ele sempre nos perdoa, porque não perdoarmos também? Convém agora a nós, seres imperfeitos, condenarmos? Não, meus amigos! Cabe a nós, perdoarmos e oferecermos nossas mãos àquele que sofre. É o que quero que entendam. Saibam perdoar esta moça, para que nunca guardemos no coração o arrependimento de termos falhado."

"Para que nunca guardemos no coração o arrependimento de termos falhado..."

Esse é o trecho de um dos romances que escrevi há um tempo. Este, atualmente, se encontra em uma editora ainda passando pelo longo processo de avaliação. Um grande sonho meu.
Mas a trama que envolve os personagens é de tão grande expressão, que em diversos momentos eles se vêem diante da palavra "Perdão".

Como perdoar? Eis a pergunta.
Perdoando. Eis a resposta.
Como esquecer?
Esquecendo.
Como perdoar aquele que tão gravemente nos feriu, que arruinou nossa vida, que nos fez chorar, que nos traiu?
Como perdoar? Você deve se perguntar.

É verdade que não é fácil, como nada é fácil nessa nossa jornada.
Mas, se cada vez que alguém nos ferir, guardarmos no peito o peso do rancor e a certeza de que jamais perdoaremos, acredite que, em pouquíssimo tempo, nos tornaremos uma criatura amarga, cruel, infeliz e sem alma.
Como perdoar? Você ainda assim se pergunta.

Tenha calma.
Saiba que as pessoas são imperfeitas, que elas erram, que são egoístas e que maltratam e abandonam. Mas lembre-se que você também é imperfeito, que também erra, também é egoísta e que provavelmente já maltratou e abandonou mesmo sem perceber.
Viva a sua vida da melhor forma que puder. Arranque do coração todo e qualquer sentimento ruim de mágoa ou rancor. São como ervas daninhas crescendo sobre seu coração e tornando sua vida mais triste.

Não digo nunca que tudo isso seja tranquilo de se fazer, porque pra mim também é difícil. Mas eu sei, que hoje me considero uma pessoa melhor por não sentir ódio, nem mágoa de ninguém.

Resposta a pergunta: Como perdoar?

"Perdoando como somos perdoados por milhares de vezes por nosso Senhor, que nos vê e que sabe de nossos erros. Ele nos perdoa sempre e repetidas vezes, nos dá a oportunidade de começarmos vidas novas."
(Trecho do romance escrito por mim: Alma em Pedaços)

Nenhum comentário:

Postar um comentário